Como Cuidar de Echeverias – Perguntas e Respostas
Juntamos algumas dúvidas comuns sobre echeverias nestes post. Se tiver alguma outra pergunta, pode enviar nos comentários! 😉
Sei que devo regar no máximo uma vez a cada quinze dias. O que acontece se eu molhar demais?
As echeverias são plantas de climas mais secos, que gostam de pouquíssima água. Se molhar em excesso, as raízes apodrecem, matando a planta toda. O excesso de água também pode favorecer o aparecimento de fungos e bactérias que atacam as echeverias, deixando-as mais feias, ou até sufocando-a.
E o que acontece se eu molhar pouco?
Se você molhar pouco as suas echeverias, elas ficarão estagnadas e devem parar de crescer, chegando a hibernar. Elas podem passar por grandes períodos de seca e dificilmente morrem por falta d’água, mas suas folhas podem ficar moles (borrachudas), pois é ali que as plantas armazenam água.
É preciso adubar a terra da echeveria?
Geralmente não é necessário adubar a terra no replantio, a echeveria se adapta a diferentes tipos de solo e sai das estufas com todos os nutrientes necessários. Se quiser, você pode usar adubos comuns ou específicos para cactos e suculentas, colocando um pouco a cada três ou quatro meses.
Echeveria vai bem em apartamento?
Algumas variedades, como a Shaviana, vão melhor dentro do apartamento do que outras, como a Black Prince e a Peacok, que por necessitarem de muita luz, só conseguem sobreviver em apartamentos se mantidas ao lado de uma janela, por onde entra muita luz. O segredo para echeverias em apartamento é muita, muita luz e pouca água. Esqueça-as ao lado de uma janela e ela ficará ótima! 😉
Posso replantar as echeverias para um quintal ou floreira?
Pode sim, a echeveria é muito usada em projetos paisagísticos por ser muito resistente, de poucos cuidados e aceitar sol direto. Na hora de replantar, utilize toda a terra do vaso junto com a echeveria. Molhe bem a echeveria recém replantada até encharcar, e aguarde duas semanas sem irrigar até que ela se acostume com o novo local.
Como evitar que a minha echeveria cresça verticalmente?
Quando uma suculenta cresce para cima, com caule comprido, chamamos de “estiolar”, o que diminui a qualidade da planta, mais valorizada pelo formato compacto. A echeveria cresce para cima em busca de luz, por isso, quase sempre este é um sintoma de falta de luz. Para evitar coloque a planta em um local muito bem iluminado, onde receba sol direto pelo menos por parte do dia.
Minha echeveria cresceu pra cima! E agora?
Depois que a echeveria cresceu para cima, não há muito o que fazer para ela voltar a ter aquele formato compacto. Você pode tentar cortá-la, esperar a “cabeça” criar novas raízes, e então replantar no vaso. No entanto a planta pode acabar morrendo neste processo. Algumas variedades são mais resistentes que outras a este tipo de replantio.
Posso plantar várias echeverias em um mesmo vaso?
Pode sim, sem problema algum! Inclusive muitos decoradores utilizam grandes vasos com várias echeverias em seus projetos. Apenas tome cuidado para remover as folhas mortas da base antes do replantio e garantir que todas as plantas do arranjo recebam luz.
Olá, eu comprei uma echeveria em um supermercado há uns quatros dias , estou notando que as pétalas da parte de cima delas, nas pontas estão assim como se tivesse queimada, e as petalas que estão por baixo estão apodrecendo, o que faço? Me ajudem
Olá, Francisca! Temos duas questões aqui. As pétalas de cima podem queimar se a echeveria sofre um “choque de luz”, ou seja, ficar mantida em ambiente sombreado por muito tempo e exposta de repente ao sol. Isso costuma desaparecer naturalmente com o tempo. (Para evitar isso, o ideal é ir acostumando a planta ao novo local). Algumas variedades também têm a ponta avermelhada, verifique se não é esse o caso. Sobre as pétalas apodrecendo, quase sempre é culpa do excesso de água. Deixe a planta respirar por umas duas semanas para ver o que acontece.
Oque fazer com as folhas saudáveis que caem da perle von nurnberg ?
Olá, Sarah, não sei exatamente o que está havendo, já que não é comum caírem folhas saudáveis da Perle von Nurnberg. Pode ser excesso de água, ou falta de luz, que são os dois problemas mais comuns em echeverias. O que acontece com todas as echeverias é ir perdendo as folhas de baixo aos poucos, conforme a planta cresce, mas ela não cai com aparência de saudável. Você tem animais? Gatos muitas vezes soltam as folhas das echeverias.
Significa que ela esta pegando sol muito forte e esta com muita agua no substrato. Tente colocar em um lugar que pegue sol mais pela manhã ou fim da tarde, ou faça a adaptação gradativa para o sol pleno.
Regue apenas qdo o substrato estiver completamente seco. Elas são bem resistentes a seca, então, na dúvida não regue, aguarde mais uns dias.
Olá,
Existe algum problema em colocar echeverias em vasos de vidro, para decoração em ambiente interno?
Quais espécies são melhores para esse tipo de vaso?
Obrigado!
Olá, Felipe,
Você pode plantar echeverias em vaso de vidro, embora eles geralmente não tenham drenagem. Pode usar todas as variedades, sem restrições. Apenas atente que você vai ter que controlar MUITO BEM a água, regando muito pouco para que não acumule água, ou você vai perder as plantas.
Sou de Santo André, na minha cidade no verão apesar de fazer calor, temos uma incidência de chuva alta no final da tarde com sol forte durante o dia. Como devo cuidar de minhas rosas de pedra?
Olá, Marcos,
O mais importante é manter uma boa drenagem no vaso ou onde ela estiver plantada, de modo que a água não fique acumulada na terra. Se for possível, tente colocá-la em um lugar onde ela não fique tão exposta à chuva, nem ao sol tão forte.
Minha echeverias esta escurecendo as folhas como se tivesse apodrecendo,o que faço?
Olá, Sandra.
Provavelmente o problema está na raiz. Ou é excesso de água, que pode acarretar contaminação por fungos e bactérias, ou há algumas lagartas que atacam a raiz e caule, matando a planta “de dentro para fora”. Dê uma cutucada na terra para procurar lagartas, e deixe-a pelo menos quinze dias sem rega. (Há um ponto de mortalidade onde a planta não se recupera mais, espero que não seja o seu caso. Boa sorte!)
Ao limpar minhas echeverias com um pincel macio para tirar terra que se depositou ao transplantar notei que saiu um pó branco em grande quantidade das folhas. Isso é natural delas ou será fungo?
Olá, Marcela.
A echeveria tem uma cera que protege as folhas, mas não parece um pó branco, é mais para uma cera mesmo.
Pode ser fungo, mas não são muitos os fungos que atacam as folhas, o problema mesmo é quando atacam as raízes, ela morre rapidinho, por isso precisa tomar cuidado com o excesso de água.
Bom dia. A minha dúvida é se as suculentas de um modo geral não gostam de muita água,como ela pode ser cultivada em jardim no nosso clima topical(chuvas)?
Olá, Adriana!
O segredo está na DRENAGEM do solo! As echeverias são de clima semi-árido, e muitas variedades são de regiões com chuvas esparsas, mas torrenciais. Ela pode molhar sim, mas ela precisa secar depois de molhar. Por isso é necessária uma boa drenagem do solo, e claro, um ambiente com boa ventilação para não acumular umidade.
Minha suculenta deu pendão uma vez. Agora não está aparecendo mais pendões. O que faço?
Minha echeveria deu pendão bem grande. O que devo fazer?
O pendão é a flor da echeveria. Pode deixar, ou pode cortar. Nós cortamos na produção para ajudar a planta crescer. Em casa costumamos deixar, a flor é muito bonita.
As echeverias saudáveis dão flores de uma a três vezes por ano, dependendo da variedade.
Estou muito triste, a minha echeveria estava linda e de um dia para o outro ela começou a ficar com as pétalas amarelas, agora estão roxas e secando. Isso aconteceu depois que coloquei ela dentro de casa, pq estava chovendo muito e ela estava em local aberto. O problema foi a chuva em excesso? Pq quando estava do lado de fora estava linda! Obrigada
Olá, Carolinne.
As echeverias têm mais dificuldade dentro de casa, pois são áreas sombreadas, não há luz suficiente. O melhor que dá para fazer é ao lado de uma janela. No entanto, como ela estava em área externa, estava “acostumada” a uma incidência maior de sol. Se ela estava molhada quando você a levou para dentro, isso é bem ruim. Tente aproveitar os dias de sol para secá-la bem e deixá-la tomar bastante luz.
Olá.
Comprei numa quinta pela tarde algumas suculentas. 4, devem ser echeverias, sendo uma a shaviana. Na sexta, pela manhã, perto do meio dia, as pus no sol, pois me disseram que precisam de sol. Mas, no sábado, as folhas mais debaixo delas começaram a secar. Uma delas, ficou com umas manchas brancas nas folhas, e pensei ser fungos (acho que não são). As folhas debaixo secaram igual as plantas, em geral, que vão largando as primeiras camadas, mas, acho que não é o caso das suculentas.
No domingo, as reguei com colher pelas laterais até a terra ficar úmida, por cima. O caso é que no centro, elas estão boas, até brotando. Mas uma delas, está com as folhas debaixo mais e mais seca.
Uma outra, que não é echeveria (uma estranha, vermelha e com gominhos como folhas), tinha uma coisa tipo uma seda na terra. Tirei, mas voltou. Penso que era fungo (isso, no sábado – comprei na quinta). Me disseram para transplantar noutro vaso, depois de cortar um pouco a raiz e cicatrizar. Uma parte da raiz caiu, quando mal encostei (apodreceu). Não podia ser excesso de água, pois só a aguei no domingo.
Entãoo, elas estão numa janela que não pega sol direto, mas entra bastante luz. Disseram para por nos raios pela manhã. Sei que com fotos, fica melhor, já que espécies mudam, porém, devo ter posto no sol e, sendo que elas estavam acostumadas à estufa (em que entra muita luz, mas não raios de sol diretos do verão – próximos ao meio dia!) e isso causado essas “queimaduras”? A mulher que me vendeu, que tem muitas suculentas, disse que ela “cozinhou” no sol. Seria por isso, essas manchas brancas na pele dessas pétalas?
Olá, Kaleo. As echeverias gostam de muita luz, mas nem todas as variedades suportam sol direto, principalmente ao meio dia. O ideal é que elas estejam em um lugar que bate sol em parte da manhã ou tarde. Mas, algo bem importante, elas não gostam das transições de lugar. Ou seja, se ela está “acostumada” a um lugar com meia luz, no sol direto com certeza vai queimar.
A recomendação é que você as deixe no lugar definitivo e vá cuidando, regando pouco, e acompanhar para ver se elas sobrevivem. Agora se for fungo no caule, o centro estiver podre, significa que ela veio com doença do garden ou do produtor e dificilmente vai recuperar.
Olá,
Ontem comprei uma echeverria num supermercado. Ela está muito bonita, e em um local com bastant luz. Porém ela veio num vaso muito pequeno e isso parece que deve impedir seu crescimento. Devo passá-la para uma vaso maior? Que tipo de substrato usar? Tenho em casa substrato para palmeiras.
Olá, Antonio.
Não é necessário mudar para um vaso maior, mas ela não vai crescer. Um vaso maior pode fazer com que ela cresça (depende da variedade, algumas não crescem muito mais que um vasinho). Substrato para palmeiras é adequado sim, pois permite boa drenagem.
Ganhei uma echeveria e agora ela está amarelando. O que devo fazer?
Olá, Eleneide. Geralmente isso é falta de luz, coloque em um ambiente em que ela tenha mais luz, e deixe um tempo sem regar.
Olá!! Quero plantar Echeverias em vasos grandes p deixá-las expostas ao ar livre…. gostaria de saber qual o substrato que posso usar? Posso usar 4 partes de terra vegetal, 4 partes de areia de construção, 1 parte de Vermiculita e 1 parte de carvão vegetal triturado?
Olá, tudo bem? Não somos especialistas em substrato, então não poderia responder. Utilizamos substrato a base de casca de pinus, sem outras misturas, mas sabemos que areia + terra vegetal funciona bem, e recomendamos utilizar o substrato para suculentas que é vendido comercialmente em garden centers. De modo geral, a planta se adapta a diferentes substratos, desde que com boa drenagem.
Olá! Estou cultivando várias suculentas e tenho tido problema com as Echeverias, fiz tudo certinho com a terra mas elas estão caindo as folhas, algumas murcham. A rega eu estava fazendo de 7 em 7 dias acho que pode ser isso já que o ideal seria de 15 em 15. Serpa que pode ser esse problema com elas? Elas ficam em um local bastante iluminado com varias outras plantas. Gostaria de saber também se elas preferem a luz indireta ou direta do sol
Olá, Juan. No inverno a rega é mesmo a cada 15 dias, ou a cada mês, é o suficiente. O ideal é deixar a terra bem, bem seca antes de molhar novamente. Elas preferem luz indireta, se for na maior parte do dia (algumas variedades até gostam de sol direto). Se for sol só parte do dia, pode ser direto.
Ganhei algumas suculentas do tipo echeveria peackok.
Com o passar do tempo elas viram um coqueiro hehe e não estão tão gordinhas sabe me dizer o que está acontecendo?
Obrigada
Olá, Luana, tudo bem?
Na verdade este é o comportamento natural da Peacok. É possível evitar o começo desse processo colocando-a em um local de bastante luz, mas uma vez que ela começa a crescer (chamamos de “estiolar”), é difícil parar. O segredo é muita luz. Em contrapartida, com o caule exposto, ela tende a dar mudas laterais, e também pode ficar muito bonita.
As echeverias podem tomar chuva?
Olá, Dulcineia, podem sim! Claro que depende de quanto chove na sua região, e de acordo com cada variedade. Aqui em Holambra as variedades que mais toleram a chuva são a Peacok, Black Prince e Hot Chocolat.
Minhas Echeverias, estão sendo atacadas por mosquitos pretinhos(fungus gnatis).Como faço para acabar com eles?
Olá, Katia. Isso é mesmo um problema, a larva do fugus gnatis pode atacar a raiz das echeverias, principalmente das mudas mais novas. Aqui usamos um ácaro predador e iscas para o mosquito para evitar o problema. Mas isso é sintoma de excesso de umidade na terra. Só temos fungus gnatis em áreas onde a irrigação dá problema e acaba molhando mais do que deveria. Deixe secar por uma semana, e depois controle para colocar menos água.
Porque minha echeveria fica pendente. Gostaria q ela ficasse como rosa, o q devo fazer?
Olá, Débora, tudo bem? Na verdade isso depende de qual é a variedade da sua echeveria. Algumas têm essa característica de serem pendentes mesmo. Se for uma mais para rosácea, às vezes ela cresce mais do que deveria e “pende” quando não há luz o suficiente. Não tem muito o que fazer depois que acontece, somente para evitar.
Tenho uma Echeveria shaviana, ela está bem grande e acho q está na hora de decaptar, mas estou com medo, não sei se ela vai resistir e se na parte de cima vai crescer raiz.
Olá, Davi, a Shaviana é uma planta um tanto delicada mesmo. No entanto, não vemos necessidade de decaptar a planta. Se ela estiver saudável, basta fazer a manutenção. Às vezes o pessoal faz isso quando ela estiola (cresce como uma arvorezinha), mas aí é uma opção estética. Se for cortar a cabeça, aqui costumamos deixar sem água até aparecerem as primeiras raízes, então plantamos.
Minha Rosa de pedra estava enorme e compacta, ela começou a brotar e dar várias filhinhas, mas as filhas tomaram conta do vaso e a Mãe diminuiu o q faço?
Olá, Priscila. Então, este é o “caminho natural”, da echeveria. Acredito que você esteja falando da Peacok, certo? Você pode tirar as mudas para fortalecer a planta mãe, mas uma vez que ela deu brotos, é provável que tirar as mudas vá deixá-la “pescoçuda”. Você pode cortar a cabeça, esperar dar raiz e plantá-la novamente, mas nem sempre as plantas sobrevivem a este processo. Minha sugestão é apreciar a beleza de um vaso com várias mudas. E você tira uma das mudinhas. Deixe numa bandeja com areia, borrifando água 2x por semana até dar raiz, e plante em outro vaso. Ela vai crescer e ficar como a mãe. =)
Eu tirei folhas da minha Echeveria para fazer mudas. Agora elas estão com uma raiz grande mas sem nascer o broto (outras suculentas de outras espécies que fiz isso nasceu o broto e a raiz). A minha dúvida é: devo plantar as folhas com a raiz ou tenho que esperar nascer o broto?
Olá, Tay.
Geralmente as duas coisas acontecem ao mesmo tempo, mas em algumas variedades é comum nascer a raiz antes. Faça o seguinte: deixe as folhas sobre o substrato ou areia, e deixe que a raiz encontre o caminho por conta própria, sem “plantá-la”. Com o tempo a folha morre e o broto nasce, então é um bom momento para plantar.
Bom dia!
Minha Echeveria Black Prince está com uma muda no caule e desse jeito não pega sol e parece emprensada entre a planta e o substrato. O que devo fazer? Posso retirar a muda e planta-la? A muda está com mais ou menos 2 centímetros de diâmetro. Grata!
Olá, Marcia, a muda não precisa de tanto sol assim, já que ela é dependente da planta mãe. Se você “abrir espaço” para esta muda, corre o risco de deixar sua planta feia. Com 2cm de diâmetro já está em um tamanho que você pode sim tirar e plantar.
Olá, tem dias que minhas echeveryas ficam com as rosetas fechadas. É algum problema ou falta de algo? Tenho observado e não consegui identificar.
A echeveria fica mais fechada quando há luz o suficiente para ela. Pode ser até um sinal de excesso de sol, mas se a planta não estiver queimada, não com o que se preocupar! 😉
Ola! Ganhei uma muda de echeveria, e pelo q pesquisei é a imbricata.
Plantei nesse domingo e plantei na segunda. Reguei um pouco. Hoje percebi que as folhas estão mto sensíveis, só de tocar ja caem. A planta nao esta seca, nem com má aparência. As folhas soltam msm estando com aspecto saudável.
É normal?
No local ela ficava no solo, aqui passei para um vaso e deixo em local iluminado, porem sem sol direto.
Olá, Giulianna.
O momento de transplante é sempre mais delicado para qualquer planta, e sim, recomendamos regar neste momento.
Mas quanto mais molhada, mais sensíveis ficam as folhas. Recomendo deixar quietinha até ela secar um pouco. Adaptada ao novo local, pode molhar uma vez a cada quinze dias (se estiver mais no sol ou local mais ventilado), ou a cada mês (dentro de casa, mas sempre ao lado de uma janela).
Olá, quando rego, devo colocar a água na terra ou sobre as folhas?
Posso utilizar um borrifador?
Olá, Paula! Há muitas maneiras de molhar a echeveria. De modo geral recomendamos não molhar as folhas, somente a terra. Ao molhar as folhas a echeveria pode ficar meio “manchada”, pois a cera natural da echeveria pode manchar a própria planta quando molhada. Em nossos testes, ao molhar com borrifador esse efeito é acentuado. A melhor maneira é com um regador de bico fino ou garrafinha diretamente na terra.
Se ela estiver bem seca, você também pode imergir o vaso em um balde d’água, enxarcar a terra, e depois deixar um bom tempo sem molhar. 😉
Olá Rodrigo tudo bem? Tenho muitas suculentas e cactos e coloquei elas todas no meu jardim de inverno, não recebem o sol nelas, mas a claridade plena do dia todo, é suficiente para não estiolar? Desde já agradeço.
Olá, Patrícia! Então, é preciso bastante claridade mesmo, mas a maioria das variedades consegue ir bem num jardim de inverno, desde que, além de luz, o espaço também seja ventilado. Quanto a estiolar ou não, vai depender da variedade, você vai precisar testar! 😉
Ok Rodrigo, obrigado por responder, farei o teste
Bom dia.
Comprei uma echeveria , ainda não sei o nome, ela pote grande….linda
Mas estou notando ela mais dura e se fechando…
Olá, Mara! A Echeveria “se fechando” não é um problema, geralmente significa que ela tem luz suficiente.
O que geralmente acontece é que nos gardens ela é molhada demais e colocada à meia sombra, então ela vai “abrindo” e “amolecendo”. Quando volta para casa e é bem cuidada, ela volta ao natural, que e um pouco mais fechada e com as folhas mais firmes. 😉
Bom dia Rodrigo.
Tenho echeverias lindas , crescem facilmente e as “filhinhas” de desenvolvem sem problemas após retira-las da mãe, mas as folhas maiores que ficam embaixo sempre ficam caidas, porém não murchas, tanto nas plantas novas como nas velhas . O que devo fazer?
Olá, Maria Luiza! Até certo ponto, é normal que as folhas maiores de baixo sejam um pouco menos firmes que as centrais. Se elas não estiverem apodrecendo ou amarelando, não há problema! Agora, se as folhas estiverem murchando demais, pode ser um sinal de excesso de água.
Moro em um apartamento e há pouca incidência solar. Luz artificial de lâmpadas ajudam?
Oi, Rosana! A luz de lâmpadas não faz muita diferença para echeverias não, a menos que sejam lampadas específicas para isso, chamadas de “luz de crescimento” ou “grow lights”, de amplo espectro de luz, essas devem ajudar. Mas não tenho nenhuma experiência com elas.
Boa tarde,
Tenho uma Echeveria desde o início deste ano. Tenho-a dentro de casa, num local que apanha sol durante metade do dia.
Foi correndo tudo bem, exceto que ela tem crescido um bocadinho para cima. Entretanto, as florzinhas que ela tinha começaram a secar. Devo cortar? E se for para cortar por onde corto?
Para além disso na última semana, uma delas ficou com as folhas da base meias amareladas e basta tocar para caírem. O que significa? É que é só uma das que estão no vaso, tenho receio que aconteça o mesmo às outras.
Muito obrigada!
Olá, Mónica. Então, são várias questões diferentes.
Sobre estiolar (crescer para cima), costuma ser falta de luz. Algumas espécies estiolam com muito mais facilidade que outras.
Sobre as flores, é o processo natural. As flores duram certo tempo e depois secam mesmo. A haste floral inteira acaba secando. Recomendamos cortar o mais próximo que conseguir da planta sem danificar a echeveria.
Sobre as folhas se tornarem amarelas, isso pode ser uma infecção por fungos, excesso de água, ou alguma doença. Deixe a planta secar e observe.
Tenho uma echevéria que estava linda. De repente as folhas de baixo ficaram enrugadas mas não caem facilmente e o caule está exposto e cheio de raízes. Não,sei o que faço? Devo cortar o caule cheio de raízes a aproximar as folhas do substrato?
Olá, Val! As folhas levemente enrugadas costumam ser o sinal de início de desidratação, quando é preciso regar as echeverias. Agora, como você disse que o cause está dando raízes, provavelmente a planta perdeu o contato com as próprias raízes. Retire ela da terra e veja se alguma lagarta ou coisa assim não comeu o caule por dentro. Se o caule está com raízes, o mais recomendado é sim cortar e replantar em outro vaso (mas nem sempre a planta sobrevive).
Boa tarde.
Consigo cultivar minhas suculentas apenas na luminosidade do sol?
Olá Camila! Olha, as echeverias precisam mesmo de luz, é muito difícil que ela consiga ir bem em um local escuro, longe de uma janela. É possível cultivá-las com iluminação indireta, desde que seja bastante luz mesmo. Mas só testando para ter certeza absoluta.
Eu queria comprar uma echeveria laui, mas preciso saber se elas precisam de um vaso grande, se puder me falar um tamanho apropriado, elas tbm precisam de pouca água e bastante luz do sol ? Tem q ser sol direto ?
Olá, Nicolas, não trabalhamos com Echeveria Laui, então não posso responder com certeza. Todas as echeverias em geral são de pouca água e muita luz, então é bem provável que a laui também seja. Agora sol direto/indireto varia entre as variedades.
Comprei várias Echeveria pois achei elas lindas. Tenho outra suculentas e vão bem aqui. Mas fui ler sobre as Echeverias e fiquei preocupada pois moro em uma casa com área aonde não pega sol, moro entre dois sobrados então o sol é zero porém tem muita luz natural e ventilação. Li que as Echeverias precisam de sol. Alguma dica para elas não morrerem?
Elas com luz e ventilação conseguem se desenvolver?
Olá, Kamilla. Se o local tiver uma boa luminosidade, é possível que ela consiga se desenvolver bem sim. A necessidade de luz varia entre as variedades. Algumas plantas aqui vão melhor no viveiro (mais direto), como a peacok, hot chocolat, pulidonis, outras conseguimos manter nas estufas (mais indireto), como a Green Light, Estrela, Green Rose. O negócio vai ser testar mesmo. Um bom truque é tomar muito cuidado com a água, tente mantê-las muito mais para secas do que molhadas. Porque molhada + sombra ela morre mesmo.
Boa tarde Rodrigo!
Comprei uma suculenta polidonis, ela está grande e bonita mais agora estou notando algumas folhas dela estam ficando secas e muchas. O que pode ser? Obrigado
Olá, Gisele.
Então, é difícil dizer. Pode ser falta de sol, excesso de água ou ataque por fungos. Deixe ela em local com boa iluminação e evite molhar nos próximos 20 dias.
Tenho uma encheveria e a minha já seu florzinha duas vezes e agora ela tem uma mudinha do lado dela e ela está com o caule bem grosso e as pétalas parece que estão pra baixo mais tem bastante.
O que posso fazer??
Oi, Rita, não entendi a sua pergunta. Se for em relação às mudas, pode retirá-las quando tiverem mais que 2-3cm. Depois deixe enraizar sobre a terra levemente úmida, e basta plantar. Mas não é necessário tirar as mudas, pode deixar.
Olá Rodrigo! Tudo bem? (Apesar de tudo o que estamos vivendo). Tenho duas suculentas ( Echeveria ) que aparentemente estão boas, mas as folhas estão ficando “pra baixo”. Li os comentários aqui, mas não vi nenhuma resposta sobre essa situação especificamente.
Olá, Chizlene! Depende muito, geralmente ela fica com uma “aparência de murcha”, ou seja, as folhas para baixo, quando ela está ficando desidratada, mas isso também pode acontecer por excesso de água ou até por falta de luz. Veja se a terra está bem seca. Se estiver, pode ser o primeiro. Você está molhando mais que 2x por semana? Provavelmente muita água. Ela tem bastante luz, pega sol pelo menos parte do dia? Pode ser isso também.
Olá,
comprei uma echeveria agaivodes ontem no mercado, porém hoje percebi que algumas folhas de baixo caíram, provavelmente ja veio assim do mercado. O que faço com essas folhas soltas?
Olá, Stephany. Se a folha está firme na planta, pode deixar. Se sai com um leve puxãozinho, tire. Perder algumas folhas de baixo é um processo normal, o problema é quando caem folhas demais, ou a planta fica com uma parte “pelada”, aí pode ser problema com excesso de água ou falta de luz.
Boa tarde tenho varias echeverias mais a minha echeveria pulvinata ruby está com mancha no caule ( tipo ferrugem) e as folhas seca e cai,o que devo fazer?
Olá, Neuzira. Não entendo nada mesmo da Pulvinata Ruby, não está entre as variedades que trabalhamos. Também não conheço nenhum tipo de ferrugem que ataque echeverias. (Às vezes um ataque de ácaros fica parecendo ferrugem, mas costuma ser nas folhas, não no caule).
Ola. A minha echeveria black prince começou a fechar as petalas. Isso é normal ? Ela fica em area externa e recebe todo o sol da manhã
Não sei exatamente o que você quer dizer por “fechar as pétalas”, mas um pequeno movimento um pouco mais aberto e fechado é normal, variando de acordo com a luz e umidade.
Bom dia. Minha Echeverria está com uma até floral bem bonita e saudável, com várias flores. Já comprei assim, com a aste e tinha uma mudinha nela q qdo fui transplantar caiu e eu plantei num outro vaso. O problema é que hoje vi as folhas da mãe se soltando todas por baixo, só de tocar. Algumas estavam amareladas e as outras verdes e saudáveis, mas caíram tantas q ficou uma parte toda pelada.
O que eu faço? O que pode ser? Ela fica na sombra mas com luminosidade e local aberto e pela manhã coloco no sol.
Olá, tudo bem? Difícil dizer sem olhar a planta. Algumas folhas de baixo caem mesmo quando a planta passa por um stress, como a adaptação a um novo local, agora se é uma quantidade saudável (poucas folhas), ou se é algo mais grave, não sei.
Boa tarde . Rodrigo comprei uma Echeveria Afterlow , que inclusive é da Veiling.
Achei ela lindíssima!!! Mas ela veio bem aberta . A minha dúvida é: ela vai encher como a que vc mostra ? Desde de já obrigada.
Olá! Não sei exatamente o que você quer dizer com “ela veio aberta”. É normal a echeveria abrir ou fechar um pouco as folhas de acordo com a rega e incidência de sol, geralmente acontece na adaptação a um novo ambiente. As echeverias saudáveis estão sempre em crescimento, então vão enchendo cada vez mais! Espero ter respondido.
Boa tarde, Rodrigo a minha echeveria kiwi as folhas ficam mucha secam e caem ela está em área bem iluminada,mais não pega sol,o que devo fazer?
Olá, Neuzira! Então, não temos a echeveria kiwi, então não sei dizer especificamente. Geralmente echeverias perdem lentamente as folhas de baixo, é normal. Se o processo está rápido demais, pode ser excesso de água.
desculpe acho que é haworthi kiwi
Boa tarde,comprei uma Echeveria Green light a 4 dias, as folhas estão caindo, queria saber o porque, e o que faço para salva-la?
Olá, Indiara, provavelmente é excesso de água. Pode não ser nem na sua casa, às vezes o garden ou supermercado encharca a planta, e deixa na sombra, o que é bem ruim para ela. Deixe ela em um lugar com bastante luz e deixe secar por pelo menos uns 15 dias.
Minha Black Prince estava grande e muito linda e aqui e inverno dirrepente começou cair as folhas grandes de baixo e ficar vendo o tronco grosso só está roseta de cima . O que fazer tirei da chuva e coloquei na varanda onde tem muita luminosidade. Posso cortar próximo a roseta de cima e replantar? Não quero perder minha Black.
Olá, Albenair, as echeverias costumam “estiolar” quando não há luz suficiente. Eu já vi também isso acontecer por causa de gatos (gato destruindo a planta). Deixe em um lugar com bastante luz, e deixe secar. Você pode cortar próximo à roseta e replantar sim, mas isso nem sempre funciona, há uma chance da planta morrer.
Olá,boa noite. Minha Echeverria quando comprei era aberta,mas agora ela se fechou. Não sei se estou fazendo alguma coisa errada
Geralmente o problema é o contrário, quando ela começa a abrir e amolecer. Muitos gardens e supermercados não cuidam muito bem de echeverias, então é comum, na hora de comprar, elas estarem mais abertas (muchas) do que deveriam.
Olá Rodrigo, moro na cidade do Rio de Janeiro e japerdi muitas Echeverias, porque o verão é muito quente, com sensações térmicas que ficam entre 45 e 50 graus, muitas vezes queimando as plantas , com dias sem chuvas. Vez por outra chove muito forte destruindo as plantas. Gostaria de saber se as echeverias conseguem resistir ao sol pleno do verão , ou se podem ficar na sombra?
Olá, Marcia. As echeverias em geral gostam de sol, mas você está certa, com muito calor muitas vezes elas sofrem um pouco. Não sei dizer se elas conseguem resistir ao sol e calor do Rio, provavelmente sim, com uma adaptação de um mês, colocando ela no sol um pouco mais a cada dia. Você terá que aumentar um pouco a rega também, para uma vez a cada quinze dias, ou semanalmente. Ou tente meia sombra, um local onde pegam sol, mas não o dia todo. As echeverias são diferentes entre suas variedades, então se uma morrer, você pode tentar outras variedades. Peacok, Hot Chocolat, Pulidonis, Tolimanensis e Waterlily devem resistir um pouco mais ao sol.
Bom dia comprei minha echeveria Peacok no supermercado há alguns dias, continua linda mas notei que o caule está ficando rosa. O que fazer? Será falta de algum nutriente ou falta de água?
Bom dia, Simone, não sei exatamente o que pode estar acontecendo. É normal que a ponta da Peacock adquira um tom rosado se ela tiver bastante luz e um pouco mais seca, mas o caule não tenho certeza. Em geral dá para confiar no aspecto da planta, se está bonita geralmente está bem. 😉
Boa noite
Comprei minha echeveria numa viveiro dia 10/09/2020, coloquei ela em frente a uma porte onde pega sol no fim da tarde em torno de uma 1 hora mais ou menos e semana passada começou a ficar com umas manchas pretas, o que me indica fazer ?
Se ela está na sombra a maior parte do dia, pode ser que falte luz, echeverias gostam mesmo de luz. Se faltar luz e sobrar água, ela pode ser afetada por fungos, talvez seja isso. A recomendação é deixá-la bem seca.
Comprei um vaso e ele fica dentro de casa. Esperei mais de um mês e fiz a primeira regada. Agora notei, depois de três semanas, que está crescendo fungos brancos no substrato e as folhas de baixo estão escurecendo e morrendo. Têm como tratar a planta?
Uma vez atacada por fungo, é difícil da planta se recuperar. Dentro de casa nem sempre há luz suficiente, tente colocá-la em um lugar do lado de fora.
Olá! Fiz uma camada de areia na parte de cima do vaso da minha echeveria lilacina. Isso pode atrapalhar o crescimento dela? Obrigada!
O importante é o vaso manter a drenagem, então areia não deve fazer diferença não. (Desde que não seja da praia, ou seja, não esteja salgada).
Boa noite Rodrigo,comprei um arranjo com a suculenta black prince,so que percebi que esta caindo as folhas,o que devo fazer
Perder algumas folhas é normal do crescimento da planta. Como é um arranjo, não sei dizer. Arranjos às vezes são feitos em vaso sem drenagem, isso prejudica a raiz da planta.
Bom dia Rodrigo !!
Comprei uma linda Echeveria imensa no mercado estava muito seca , molhei e a cada dia caem mais folhas estou arrasada tenho como salvar meu lindo bebê??!!
Bom dia, o mais importante é que ela tenha um pouco de sol, e deixar secar. Se for um ataque por fungo, isso deve dar um respiro para ela. Quando está perdendo folhas demais o mais importante é não molhar.
Olá comprei recentemente uma echeveria rosa de pedra veio uma grande com várias pequenas como faço para ela criar raiz rápido?
Olá, Gerson, não tem segredo não. É só deixar sobre areia ou substrato úmido, sem enterrar, e esperar as raízes aparecerem. Quando tiver com algumas raízes com mais de 2cm, pode plantar.
Olá, iniciei minha coleção de suculentas, tenho várias de vocês, são excelentes e saudáveis, porém, minha dúvida é: qual o melhor substrato? Tenho acompanhado no youtube uma febre de “especialistas” em suculentas e cada um fala uma coisa. Um indica só o Carolina Soil, outra manda misturar humus de minhoca, areia (que trouxe nematódeo para uma das minhas), uns falam para colocar até esterco. As minhas estão no Carolina Soil e coloquei bokashi, contudo, parece que esse tipo de substrato retém água. Por favor, que substrato eu preparo? Dá para reaproveitar o Carolina que já está nelas? Devo misturar?
Olha, substrato tem menos segredo do que parece. Echeveria cresce até em pedra, se deixar. O importante mesmo é que ele seja bem drenante, não pode reter água. Aqui usamos um substrato a base de casca de pinus, mas, de modo geral, qualquer substrato para suculentas consegue dar conta das plantas. O que usamos é um substrato neutro, e a adubação é diluída na água, para fertirrigação, não adubamos pelo substrato. Talvez seja isso que deixe o pessoal confuso.
Ola..tenho comprada agora umas echeverias da Vankanpen no hortifruti, por sinal lindas. Comprei uma com 3 hastes lindas, as folhas começaram a ficar escuras está dando pra tirar fácil, algumas amareladas..a haste começou a ficar no meio preta..cortei essas hastes. Tem outra que começou a cair as folhas de baixo eu inclusive tirei o substrato que veio nela, lavei as raízes e coloquei no meu que é carvão e turva super drenavel, pq no Rio chove e faz muito calor, as outras estão ainda bem..hoje comprei mas duas..tenho uma pergunta elas estão adaptadas ao sol com sombrite 50%? Não sei o que acontece, as outras estão bem..se puder me ajudar…desculpe o textão.
Nossas plantas estão adaptadas ao sol com sombrite aqui na produção, mas não costuma dar problema na adaptação para o sol pleno. Se você fez exatamente o mesmo em três plantas e só uma está com problema, então quase com certeza é um ataque, provavelmente por fungo. Lavar as raízes não é muito recomendado, pois você pode acabar fazendo vários machucadinhos na planta, e é por estes machucados que acontecem ataques por microorganismos.
Olá,Rodrigo!
Comprei minha echeveria há 5 dias.Não molhei!
Começou a aparecer manchinhas em algumas folhas e agora está amarelando.Parece fungo.O que faço?Não seria melhor retirar essas folhas?Existe o perigo desse fungo se espalhar pra toda planta?
Me ajude!Obrigada!
Olá, Jussara! Então, infelizmente muitas plantas acabam vindo do garden ou do supermercado com fungo, porque recebem muita água no período que estão lá. A melhor solução é sempre muita luz! Deixe ela em um lugar onde ela pega sol pelo menos umas 4 ou 5 horas por dia, e sim, é melhor retirar essas folhas, principalmente se estão muito comprometidas (moles, pretas). Se for só manchinha na folha não precisa, a planta combate.
Olá, minha echeveria pulvinata Ruby está com as folhas caindo, eu molho apenas uma vez por semana e a terra está bem seca. Poderia ser esse o motivo?
Olá, Beth. Então, geralmente echeverias não perdem as folhas por falta d’água. O motivo mais comum é por falta de luz, mas podem ser outras coisas também, como uma infestação por fungo na raiz. Molhar uma vez por semana não é muito critério, se estiver dentro de casa pode até molhar menos vezes. Uma vez por semana é para echeverias em ambiente aberto.