Echeveria Peackok ou Glauca – Uma suculenta resistente que combina com tudo!

A echeveria Peackok, também conhecida como Glauca ou ainda como “Rosa de Pedra” é uma das mais variedades mais populares. Tem as pétalas duras, e graças a uma gotinha de água que muitas vezes fica retida em seu centro, também ganhou o apelido de “Rosa Pérola”.

Suas folhas são um pouco mais largas e regulares que as outras, e é muito resistente à seca, tanto que vai bem com muito pouca água (molhando uma vez a cada quinze dias). Água demais nela pode enfraquecer as folhas e causar o aparecimento de doenças, embora a Glauca seja mais resistente a fungos e bactérias que as outras variedades.Esta echeveria dá flores uma vez por ano no período de novembro a fevereiro, geralmente entre 4 e 10 flores por planta a cada ano. Uma dica: quando as flores ficarem grandes, você pode tirá-las, que outras virão neste período.

Por ser uma variedade bastante robusta, é perfeita para jardins externos, pois aguenta bem o sol direto. Pode também ser cultivada em apartamento, desde que receba bastante luz indireta, (no mínimo meio período - sol da manhã ou da tarde) como por exemplo ao lado de uma janela.

Uma das grandes vantagens da Peackok é seu crescimento: ela dificilmente cresce para cima, não fica parecida com um coqueiro. Ao contrário, ela mantém sua aparência compacta aumentando para os lados. Se você comprá-la pequena (no pote 11),  pode replantá-la para um vaso maior. Só lembrando que o substrato (terra) deve ser bem poroso, ou seja, com muitos galhos e pedaços de madeira para drenar bem a água.

28 Comments to Echeveria Peackok ou Glauca – Uma suculenta resistente que combina com tudo!

  1. novembro 13+00:00 2011 at 12:19 am | Permalink

    Rodrigo, tudo bem?
    Comecei com uma pequena coleção de cactos e suculentas há pouco tempo. Ganhei uma glauca, mas estou desconfiado de que ela esteja recebendo mais sol do que deveria, pois as pontas aparentam estar avermelhadas/secas. Pode ser algo no solo ou realmente estou a expondo muito à luz? Abs!

  2. novembro 25+00:00 2011 at 4:59 pm | Permalink

    Bom dia Everton

    Sua echeveria peacok ou (glauca) pode estar com alguma intoxiação. Com certeza não é exesso de luz, pois esta echeveria pode ser produzida na luz direta do sol. A cor vermelha nas pontas das folhas é um sinal de exesso de sal (adubo). Sugiro que só dê água limpa, uma vez por semana se tiver exposta a bastante luz (ambiente externo) e a cada 15 dias em ambientes internos.
    Espero ter te ajudado.

    Abraços!

  3. andrielle fernandes's Gravatar andrielle fernandes
    março 11+00:00 2012 at 11:13 pm | Permalink

    Oiee
    Tenho uma dessa!! E nao sei o que estou fazendo de errado. Comprei em um pote 11, mas passei para um vaso de barro que eu tinha aqui em casa, utilizei preparado para orquidea, areia e pouca terra. Ela fica a tarde toda exposta ao sol direto. O problema é que as folhas de baixo estao sempre murchas e meio que moles…. já perdi algumas folhas de baixo. Tenho regado 2x por semana pq aqui é muito quente. Vc saberia dizer qual o problema? SOCORRO!!!!

  4. Regiane's Gravatar Regiane
    maio 28+00:00 2012 at 8:00 pm | Permalink

    Olá, preciso de umas dicas. Tenho em casa uma linda echeveria glauca. Ela cresceu pra cima parecendo um coqueiro e também com vários brotos e neles formando flores. Gostaria de saber o que fazer, replanto em outro vaso maior e afundo um pouco o tronco, mas e os brotos?

  5. Larissa Nunes's Gravatar Larissa Nunes
    junho 15+00:00 2012 at 1:54 pm | Permalink

    Olá, a pouco tem eu comprei uma Echeveria Glauca em uma exposição de flores na minha cidade , eu não à conhecia , fiquei admirada com a sua beleza, para ser sincera é a 1° plantinha que eu cuido, não sei nada de plantas, portanto vim pesquisar na internet, e achei esse site , e gostei muito.
    Pois bem, eu trabalho em um escritório e ela não recebe muito sol, e as folhas de baixo estao praticamente podres, estão super pretas e ao passar a mão elas caem. Será que é algum fungo ou doença e por ela ficar num escritório a quanto tempo eu posso regar ?

    Agradecida desde já !

    • Larissa Ribeiro's Gravatar Larissa Ribeiro
      junho 30+00:00 2015 at 6:50 pm | Permalink

      Olá, Larissa! 🙂
      Provavelmente ela está apresentando sintomas de falta de sol.
      Ela precisa receber luz do sol DIRETA, ou seja, em cima dela mesmo, por, no mínimo 4 horas por dia.
      Espero ter ajudado 😉

  6. Thiago Silva's Gravatar Thiago Silva
    fevereiro 23+00:00 2013 at 10:37 pm | Permalink

    Boa noite! Conheci o blog de vocês hoje e fiquei encantado! Tenho várias espécies de suculentas em minha casa. Como faço para comprar as plantas de vocês??
    Cordialmente,
    Thiago Silva.

  7. Thiago Silva's Gravatar Thiago Silva
    fevereiro 23+00:00 2013 at 11:07 pm | Permalink

    Por favor, desconsiderem o meu comentário anterior. Já encontrei as respostas que precisava. Obrigado e sucesso para vocês!
    Thiago.

  8. Renata Prazeres's Gravatar Renata Prazeres
    abril 05+00:00 2013 at 7:36 pm | Permalink

    Olá! Tenho uma suculente peacock. ganhei ela da minha mãe que trouxe da Holambra. Ela chegou pequena, e coloquei bem ao lado da janela da cozinha. Uma janela bem grande e com muita luz… Mas hoje ela está parecendo um coqueiro!!! Está com mais de 30cm de altura!
    Ela ja deu flores varias vezes… sempre galhos multiplos e com muuuuuitas flores que ficam imensos!
    Notei que agora também tem muitos brotinhos colados ao caule e também por todo o vasinho (que é pequeno).
    O que devo fazer? fico com receio de ela literamente quebrar, pois está muito alta… e ja deixo ela apoiada na janela pra não despencar…
    Qualquer dica será bem-vinda… ela é a minha 1a planta ! =)
    Obrigada!

    • abril 05+00:00 2013 at 8:02 pm | Permalink

      Olá, Renata,

      Não tem muito o que você possa fazer, na verdade. Já ouvimos que você pode cortar ela na base do caule e replantar, mas muitas vezes a planta não cria raízes e morre.

      Você também pode tirar os brotinhos e plantar em outros vasos, e regar duas vezes por semana, muitas vezes eles crescem e se tornam echeverias bonitas.

  9. helo's Gravatar helo
    junho 01+00:00 2014 at 1:13 am | Permalink

    ola, comprei um vaso com várias echeveria peackok, como faço para aguar?
    Jogo agua em vários pontos do vaso?
    Posso deixa-lo na mesa da sala (claridade mas nao sol direto)?

  10. darci's Gravatar darci
    dezembro 03+00:00 2014 at 10:37 am | Permalink

    Queria saber sobre uma escheveria que dá um cipó e de, espaço em espaço , dá uma flor no cipó.

  11. bete's Gravatar bete
    maio 17+00:00 2015 at 3:37 am | Permalink

    tenho uma, esta maravilhosa, coloquei em um vaso bem grande, o vaso ja esta todo tomado, ta linda.

  12. claudia's Gravatar claudia
    maio 24+00:00 2015 at 5:03 pm | Permalink

    Comprei uma Echeveria Glauca, ela é de folhas suculentas e levemente rosada no centro. Não tenho habilidade com plantas e preciso de uma ajuda inicial. Deixei ao lado do computador para ficar admirando ela, não há luz do sol neste ambiente, notei que as folhas começaram a se descolar do caule algumas estão caindo, não sei bem a quantidade de água, o vaso é do tamanho 11. Será possível recuperar a saúde dessa plantinha linda?

  13. alvaligia's Gravatar alvaligia
    junho 02+00:00 2015 at 1:49 am | Permalink

    CONHECI UMA QUE O NOME ERA TRANÇA DE CIGANO OU BANANINHA

  14. GABRIELLY's Gravatar GABRIELLY
    julho 29+00:00 2015 at 11:10 pm | Permalink

    OLA EU QUERO SABER DE QUE ORIGEM ESSA PLANTA E ?

  15. Gabrielly's Gravatar Gabrielly
    julho 29+00:00 2015 at 11:12 pm | Permalink

    Porque quero saber se ela tem no estado que eu moro ??

  16. Gabrielly's Gravatar Gabrielly
    julho 31+00:00 2015 at 11:54 am | Permalink

    Rodrigo ?
    A Glauca pode ser molhada uma vez por semana

  17. martha's Gravatar martha
    novembro 21+00:00 2015 at 8:12 pm | Permalink

    as echevereas mais lindas q achei, foi as produzidas por vcs.
    são muito lindas demais.

  18. Marcelo de Souza's Gravatar Marcelo de Souza
    janeiro 14+00:00 2016 at 6:30 pm | Permalink

    Comprei uma Ecehevra Peacock e a coloquei na varanda onde tem bastante luminosidade. Logo pela manhã, o sol bate direto. Mas tenho percebido que algumas folhas estão ficando amarelas. Isto está acontecendo há apenas 5 dias depois de tê-la comprado, e nem molhei ainda. Agradeço se puder ajudar.

    • Rodrigo's Gravatar Rodrigo
      fevereiro 02+00:00 2016 at 6:57 pm | Permalink

      Olá, Marcelo, pode ser que echeveria já veio com problemas de onde você comprou (base ou raiz com fungos). Deixe ela com luminosidade e ventilação e aguarde, às vezes melhora.

  19. maria tais soares's Gravatar maria tais soares
    novembro 17+00:00 2017 at 1:20 am | Permalink

    Vejo nos sites americanos e no Pinterest jardins onde plantam Echeverias diretamente no solo, isto eh possivel no Brasil, vcs. tem alguma recomendaçao a respeito (inter.) pois gostaria muito de fazer um canteiro de Echeverias no meu jardim, Grata

    • Rodrigo's Gravatar Rodrigo
      novembro 21+00:00 2017 at 10:37 pm | Permalink

      Sim, é possível plantar diretamente no solo sem problema algum. Apenas atente a duas coisas. Primeiro, o solo tem que ter uma drenagem muito boa (preferencialmente com cascalho embaixo) e tome cuidado para que o local não pegue sol o dia inteiro. Algumas variedades, como Peacok e Estrela, aguentam um pouco mais de sol.

  20. Christinne's Gravatar Christinne
    janeiro 02+00:00 2018 at 3:27 pm | Permalink

    Olá! Tenho uma curiosidade: como diferenciar a E. glauca da Imbricata?

  21. Kelly's Gravatar Kelly
    abril 27+00:00 2018 at 4:24 am | Permalink

    Olá Rodrigo, tudo bem? Comprei uma Peackok vinda de vocês a dois dias. Ela ficou no sol direto apenas hoje, e pude notar que as folhas principalmente do centro estão amarelaradas/rosadas o que pode está acontecendo? será sol demais?

  22. Larissa's Gravatar Larissa
    junho 16+00:00 2018 at 10:52 pm | Permalink

    Olá, ganhei uma echeveria mini, não sei cuidar de plantas, então tenho pesquisado para aprender… molhei bem pouco a planta, pois coloquei o dedo na terra e achei bastante seco, e tbm pq sempre a deixo bastante exposta ao sol. Logo após a rega a coloquei em um local ainda mais iluminado mas no dia seguinte percebi que algumas folhas estavam amareladas e um pouco murchas, fiquei sem saber exatamente o que foi, pois molhei bem pouco e ela fica bem exposta ao sol

  23. Cida Peixoto's Gravatar Cida Peixoto
    agosto 23+00:00 2019 at 6:10 pm | Permalink

    Rodrigo, tenho uma duvida: como surge as variedades da glauca?

  1. By on julho 03+00:00 2012 at 12:49 pm

Comente!

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>