Shaviana, a combinação do rústico com delicado

De todas as echeverias que produzimos, podemos dizer que a Shaviana é a mais feminina, com folhas de bordas tão delicadas que até parecem renda. Seu tom mais acinzentado é balanceado por um leve rosa mais nas pontas das folhas, todas crespinhas.

É uma suculenta bastante delicada, que carece de um pouquinho mais de cuidado do que as outras. Durante o processo de crescimento, se houver muita umidade no solo ou no ambiente, suas folhas podem apodrecer.

A quantidade de água que você rega tem influência direta em sua aparência. Se você molhar um pouco mais, a echeveria vai abrindo e clareando, adquirindo a aparência de um “repolhinho”. Com bem pouca água, mais seca ela ficará compacta e de tonalidades mais fortes, podendo até não abrir novamente.

Uma das vantagens da echeveria Shaviana é que dificilmente cresce para cima, como pode acontecer em outras variedades, mas estaciona em seu formato compacto. Infelizmente, pode ter sua durabilidade comprometida, pois é a mais sensível a fungos.

Ela pode ser mantida dentro de casa, desde que ao lado de uma janela, regando com pouca água entre uma vez por semana e a cada quinze dias. Sua flor, rosada, abundante e muito delicada, aparece cerca de uma vez por ano.

7 Comments to Shaviana, a combinação do rústico com delicado

  1. sandra linhares's Gravatar sandra linhares
    setembro 28UTC 2015 at 4:13 pm | Permalink

    Gostei muitíssimo do site. fotos ótimas e texto muito elucidativo. Excelente

  2. lana mara silva pereira's Gravatar lana mara silva pereira
    maio 04UTC 2016 at 8:23 pm | Permalink

    Boa tarde, tenho algumas shavianas em uma bacia de barro, recebem umas 2 horas de sol pela manhã indiretamente, mas com receio de regar muito tenho notado que suas folhas estão com aparência de murcha e enroladas para cima. pode me ajudar?

    • Rodrigo's Gravatar Rodrigo
      maio 05UTC 2016 at 1:09 pm | Permalink

      Olá, Lana,
      As shavianas são realmente meio complicadas, elas são mais sensíveis que as outras echeverias, principalmente a umidade.
      Como a bacia de barro não tem boa drenagem, o ideal é mantê-la sempre seca. Agora no inverno pode molhar só uma vez por mês, no seu caso. Se puder colocá-las para tomar um pouco mais de luz nas próximas semanas, também deve ajudar (mas não no sol direto).

      Outro problema pode ser fungo nas raízes. Aí é difícil resolver. Deixar secar às vezes mata o fungo.

  3. lana mara silva pereira's Gravatar lana mara silva pereira
    maio 27UTC 2016 at 8:25 pm | Permalink

    agradecida, seguirem suas recomendações.

  4. Bruna's Gravatar Bruna
    março 08UTC 2017 at 10:54 pm | Permalink

    Qual o tamanho a que elas chegam?

    • março 24UTC 2017 at 1:14 pm | Permalink

      Olá, Bruna.
      A Shaviana pode crescer bastante e chegar a 21, 25 cm! de diâmetro. Mas é difícil, e leva um bom tempo, muitas vezes ela acaba não chegando a este tamanho.

  5. Luis Alberto's Gravatar Luis Alberto
    março 28UTC 2017 at 1:20 pm | Permalink

    Onde comprar esta suculenta no Rio dá Janeiro ? Pois elas são belíssimas e eu tenho algumas espécies menos essa.
    Muito obrigado
    Luis Alberto

  1. By on março 31UTC 2012 at 12:41 pm
  2. By on agosto 29UTC 2015 at 11:48 am
  3. By on julho 28UTC 2017 at 12:57 am

Comente!

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>