Echeveria Leisel
A echeveria Leisel é uma variedade fácil de encontrar e de cuidar também! De folhas firmes e um belo tom verde jade, é perfeita para arranjos, decorações e jardins, pois pode ser manipulada com facilidade.
A Leisel é uma echeveria fácil de encontrar em garden centers e supermercados, pois é uma das plantas que temos maior volume de produção aqui no sítio.
Como cuidar da Echeveria Leisel
A Leisel é uma echeveria bem resistente, desde que tomados alguns cuidados básicos, que são os mesmos apresentados no post “como cuidar de echeverias“.
Bastante luz: Assim como outras echeverias, a Leisel é uma planta de muita luz, portanto o melhor local para ela é ao lado de uma janela, uma varanda, ou até mesmo um canteiro a céu aberto. A Leisel aguenta sol direto sobre as folhas, desde que feita uma adaptação (movê-la aos poucos para o novo local gradualmente, num processo de duas a três semanas).
Pouca água: Echeverias, de modo geral, não gostam de manter suas raízes úmidas por muito tempo. Por isso a melhor técnica para cuidar das suas plantas é molhá-las por imersão num balde d’água (somente o substrato, não as folhas) para encharcar bem, mas somente uma vez por mês.
A Echeveria Leisel é perfeita para decoradores
Uma das grandes vantagens da Leisel é ser uma echeveria muito fácil de manipular: suas folhas são firmes, o que permite que você a trabalhe em arranjos e montagens. Além disso, não existe o medo de manchar a planta, como acontece com outras variedades com pruína, por exemplo.
Fica ótima em canteiros com várias echeveria Leisel formando uma bela composição. Seu tom, verde jade, combina perfeitamente com outras folhagens, podendo ser utilizada tanto como elemento de apoio como o grande destaque do arranjo.
A flor da echeveria Leisel
A Leisel tem uma flor de tonalidade rosa clarinho, bastante delicada.
Uma curiosidade sobre a Leisel é que é uma das variedades onde encontramos a formação tipo “cristata”, uma mutação que faz a planta crescer com simetria lateral, não radial, ou seja, acaba formando um tipo de “crista”.
Diferenças entre a Leisel, Estrela e a Gilva
Existe uma certa confusão entre as variedades Leisel, Estrela e Gilva, por isso vou explicar brevemente como diferenciá-las.
A Estrela é uma variedade bem típica das “agavoides”, ou seja, com as folhas bem pontudas e firmes. Em relação à Leisel, tem menos folhas, ou seja, forma um arranjo um pouco mais aberto. Outra diferença significativa é que, quando desidratada, a Estrela fica com as pontinhas das folhas vermelhas, o que não acontece na Leisel.
Em relação à Gilva, a Leisel é mais pontuda, enquanto a Gilva tem as folhas um pouco mais gordinhas. Quando mais secas, a Gilva ganha todo o contorno da folha vermelho (como a pulidonis), enquanto a Leisel tende a manter o tom mais verde.
Como fazer mudas da echeveria Leisel
A Leisel é uma planta que se propaga com facilidade igual às outras echeverias: por meio das folhas. O processo é simples: basta remover algumas folhas da Leisel e deixar sobre areia úmida (não molhada) por algumas semanas até que apareçam os brotos e suas raízes.
Quando as mudas estiverem com dois a três centímetros, é hora de passá-las para um vaso pequeno, aumentando-o de acordo com o crescimento da planta.
Isso vale para nossas plantas adultas também. Quando a sua leisel estiver com as folhas maiores do que o vaso, significa que é hora de replantá-las em um lugar maior.
E echeveria Leisel é uma planta resistente, perfeita para decoradores, arranjos, canteiros ou para enfeitar a sua casa por um tempão.