Tipos de Echeveria

Echeveria Gilva

A echeveria Gilva é uma echeveria em formato de roseta, de tonalidade que pode variar do verde mais claro até um tom mais avermelhado na borda das folhas, se cultivada com bastante sol e restrição de água.

Suas folhas são carnudas, tendendo a ter folhas um pouco mais arredondadas quando jovens e um pouco mais “pontudas” em plantas maiores, aproximando-se um pouco da echeveria leisel.

É uma espécie híbrida entre echeveria agavoides e echeveria elegans.

Também chamada de “suculentas”, as echeverias são plantas pertencentes à família crassulácea, gostam de muita luz e pouca água. São muito resistentes à seca, de modo semelhante aos cactos.

A echeveria gilva é uma planta resistente e fácil de manusear, que combina com decorações rústicas e sofisticadas, em conjunto com outras plantas ou em destaque em arranjos de centro.

Comercializamos a echeveria Gilva por meio do Veiling Holambra, geralmente no pote 11. Eventualmente temos algumas plantas maiores que enviamos na cuia 21.

Como cuidar da echeveria gilva

De modo geral, echeverias são plantas de “pouca frescura”, que não requerem muitos cuidados, aliás, até o contrário. Mexer demais costuma deixar a planta mais suscetível a pragas, doenças e ataques por fungos, os maiores vilões das echeverias.

Recomendamos tirar as folhas secas e mortas da base para evitar a proliferação de fungos, mas não abuse: se a folha ainda estiver presa ao caule e não sair com um puxão leve, ainda não está na hora de removê-la.

A Gilva é uma das echeverias que mudam de cor. Se cultivadas ao sol e restringindo um pouco as regas ela tende a adquirir uma linda borda avermelhada nas folhas.

A Gilva também é uma planta que eventualmente sofre mutação, adquirindo a forma conhecida como “cristata”, desenvolvimento anormal que faz com que as folhas cresçam lateralmente, formando uma crista.

Quando suas folhas estiverem maiores que vaso, significa que é hora de replantá-la em um local maior. Utilize qualquer substrato comercial para suculentas e cactus, com boa drenagem.

(Video Instagram)

A gilva floresce geralmente em agosto, sua flores são rosadas com o interior amarelo.

Como molhar a echeveria gilva

As echeverias são plantas que resistem muito bem à seca, e não aguentam ter as raízes úmidas por muito tempo. Para a maioria dos ambientes, recomendamos molhá-las uma vez por mês, encharcando bem o substrato.

Veja um vídeo com mais explicações e técnicas sobre como molhar a echeveria.

Para ambientes muito secos, com exposição direta ao sol, e durante o verão, você pode aumentar a rega para no máximo uma vez por semana. É importante que o substrato esteja totalmente seco entre uma rega e outra.

Echeveria gilva gosta de luz

E echeveria gilva é uma echeveria de muita luz: a recomendação é deixá-la num local com bastante luz e incidência solar direta pelo menos algumas horas por dia.

Dentro de casa, são plantas que preferem ficar ao lado de uma janela. Já do lado de fora, laterais de paredes e muros, ou varandas, são espaços ideais para ela.

A echeveria gilva pode ser cultivada em canteiros a céu aberto e sol pleno. Neste caso, recomendamos fazer uma adaptação, levando-a ao local definitivo por algumas horas por dia, aumentando o tempo gradativamente por duas semanas. Ao colocar uma planta cultivada em estufas direto no sol, a planta pode queimar.

Propagação – Como tirar mudas da echeveria gilva

A Gilva pode ser propagada por folhas, como grande parte das outras echeverias. Remova algumas folhas com cuidado, e deixe sobre areia levemente úmida até que gere raízes, então uma pequena muda. Quando a muda estiver com 1cm de diâmetro ou mais, você pode plantá-la em substrato adequado.

A echeveria Gilva é uma planta fácil de combinar com qualquer decoração, muito tranquila de cuidar e muito resistente.

You may also like

4 Comments

  1. Boa noite.
    Feliz por “encontrar” vossa web page, umas das melhores e mais generosas que conheci.
    – Por favor, sabe informar outro(s) gênero(s) de suculentas que podem ser regadas, quando adultas, com a mesma frequência que você recomenda para as echeverias adultas (mensalmente)? Pergunto porque eu gostaria de agrupá-las em função da periodicidade de rega.
    – Poderia informar a partir de que diâmetro cada uma das espécies de echeverias que você comercializa é considerada adulta? E qual a periodicidade de rega recomendada para cada uma delas antes que tornem-se adultas?

    1. Olá, Fernando.
      Então, todas as nossas echeverias podem ser regadas com a mesma frequência de uma vez por mês, sem problemas. Algumas delas até toleram regas mais frequentes que isso, em especial a Peacok, Lara, Gilva, Black Prince e Hot Chocolat. A partir do Pote 11 já são echeverias adultas, ou seja, 11cm de diâmetro. Quando mais novas que isso realmente precisam de mais rega.

      Mas rega é uma questão delicada, porque precisa ter olho. Por exemplo, se a planta cobre todo o vaso, há muito menos evaporação. Se você pegar um Pote 11 e replantar em um vaso maior, a terra exposta fará a água evaporar mais rápido, e você pode molhar mais. O importante é deixar o substrato secar entre as regas, mantê-lo úmido é ruim para a echeverias.

  2. Ola fernando bom dia qual q quantidade necessária de agua q podemos colocar na echeveria

    1. Oi, Claudia, isso depende da frequência. A nossa recomendação é molhar uma vez por mês apenas, mas aí você pode encharcar bem o substrato, até fazer a rega por imersão. Se você rega mais vezes, aí é melhor usar menos água. Olha o vídeo que ensina aqui:https://www.echeveria.com.br/cuidados/como-e-quando-molhar-a-echeveria/

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *