Echeveria Topsy Turvy
A echeveria Topsy Turvy é uma planta diferente, única, que se destaca em qualquer decoração. De tonalidade acinzentada e clara, pode ser utilizada em combinação com quaisquer cores.
Suas folhas são compridas, retangulares e levemente dobradas, tanto que é possível enxergar coraçõezinhos em suas pontas.
Também chamada de “suculentas”, as echeverias são plantas pertencentes à família crassulácea, gostam de muita luz e pouca água. São muito resistentes à seca, de modo semelhante aos cactos.
A echeveria Topsy Turvy é uma planta resistente e fácil de manusear, que combina com decorações rústicas e sofisticadas, em conjunto com outras plantas ou em destaque em arranjos de centro.
Comercializamos a echeveria Topsy Turvy por meio do Veiling Holambra, no pote 11 e cuia 21.
Como cuidar da echeveria Topsy Turvy
De modo geral, echeverias são plantas de “pouca frescura”, que não requerem muitos cuidados, aliás, até o contrário. Mexer demais costuma deixar a planta mais suscetível a pragas, doenças e ataques por fungos, os maiores vilões das echeverias.
Recomendamos tirar as folhas secas e mortas da base para evitar a proliferação de fungos, mas não abuse: se a folha ainda estiver presa ao caule e não sair com um puxão leve, ainda não está na hora de removê-la.
A Topsy Turvy é uma planta compacta, mas com crescimento relativamente rápido para uma echeveria. Quando o conjunto estiver maior que o vaso, ou quando o vaso começa a tombar sozinho, significa que é hora de replantá-la em um local maior. Utilize qualquer substrato comercial para suculentas e cactus, com boa drenagem.
A flor da echeveria Topsy Turvy
A echeveria Topsy Turvy tem uma flor relativamente grande para uma echeveria, em cachos abundantes. Sua cor é mais rosada quando fechada, com o interior mais alaranjado em destaque quando abre. Floresce geralmente no fim do verão, começo do outono.
Como molhar a echeveria topsy turvy
As echeverias são plantas que resistem muito bem à seca, e não aguentam ter as raízes úmidas por muito tempo. Para a maioria dos ambientes, recomendamos molhá-las uma vez por mês, encharcando bem o substrato.
Veja um vídeo com mais explicações e técnicas sobre como molhar a echeveria.
Para ambientes muito secos, com exposição direta ao sol, e durante o verão, você pode aumentar a rega para no máximo uma vez por semana. É importante que o substrato esteja totalmente seco entre uma rega e outra.
Echeveria Topsy Turvy gosta de luz
E echeveria Topsy Turvy é uma echeveria de muita luz: a recomendação é deixá-la num local com bastante luz e incidência solar direta pelo menos algumas horas por dia.
Dentro de casa, são plantas que preferem ficar ao lado de uma janela. Já do lado de fora, laterais de paredes e muros, ou varandas, são espaços ideais para ela.
A echeveria Topsy Turvy pode ser cultivada em canteiros a céu aberto e sol pleno. Neste caso, recomendamos fazer uma adaptação, levando-a ao local definitivo por algumas horas por dia, aumentando o tempo gradativamente por duas semanas. Ao colocar uma planta cultivada em estufas direto no sol, a planta pode queimar.
Propagação – Como tirar mudas da Topsy Turvy
A Topsy Turvy pode ser propagada por folhas, como outras echeverias. Remova algumas folhas com cuidado, e deixe sobre areia levemente úmida até que gere raízes, então uma pequena muda. Quando a muda estiver com 1cm de diâmetro ou mais, você pode plantá-la em substrato adequado.
A echeveria Topsy Turvy é uma planta resistente e diferente, querida pelo seu aspecto rústico, chamativo, e principalmente, super fácil de cuidar!
Gostei muito da informação do manejo com a Echeveria Tpsy Turvy!
Posso generalizar para as outras variedades de Echeveria?
Sim, praticamente todas as echeverias que trabalhamos têm um manejo muito parecido. Há outro vídeo como cuidar em https://www.echeveria.com.br/cuidados/como-e-quando-molhar-a-echeveria/
Muito bom bom as dicas,amei. Muito obrigado
Adorei tudo porem gostaria de saber sobre a decapitação..
Que vi em outro artigo ser nessesario quyando a enchiveria estivesse em fase adulta.
Não é necessário, e pode até matar a planta.
O que pode acontecer, que é natural, é ela ir perdendo as folhas de baixo, e, com o passar do tempo, ir ganhando um formato de “árvore”. Então, é possível cortar a cabeça, esperar enraizar e replantar, para que ela retome o formato de roseta. Mas não é necessário.