Como e quando molhar a echeveria
Fizemos um vídeo explicando direitinho porque a nossa recomendação é molhar uma vez por mês a echeveria! Se preferir, as mesmas recomendações estão no texto logo abaixo.
Molhar a echeveria 1x por mês
A echeveria é uma planta super fácil de cuidar, que você pode esquecer em um canto da varanda e molhar só de vez em quando. Desde que tenha luz em abundância, ela fica ótima e pode durar anos! A recomendação de uma vez por mês é uma média ótima para diversos climas, mas se a sua echeveria está exposta ao sol direto em local com muito calor, você pode aumentar a quantidade de regas. Do mesmo modo, se está em ambiente úmido, é melhor segurar o regador para não correr o risco de encharcar a sua echeveria.
A questão não é nem tanto a quantidade de água. Ao molhar, você pode encharcar o solo, não tem problema algum. O importante é que a raiz da echeveria precisa secar, ela não aguenta ficar molhada por muito tempo, ou pode apodrecer. Por isso, o mais importante para a echeveria é garantir uma boa drenagem. Utilize sempre vasos furados, e, quando mais profundos, com uma camada de pedra ou argila expandida no fundo.
Na natureza as echeverias se adaptam a diversos climas, mas principalmente áridos, semiáridos ou temperados, com períodos de chuvas (geralmente torrenciais) e longos períodos de seca. Com isso, as echeverias conseguem absorver muito bem uma grande quantidade de água, mas depois precisam de um período sem umidade, já que as raízes são sensíveis a fungos e bactérias.
Sem molhar, a echeveria entra em dormência
Quando mantida seca, a echeveria entra em dormência (um tipo de “hibernação”). A atividade da planta diminui, ela quase não cresce. Nesse estágio, ela pode durar meses sem uma gota d’água, e também fica menos suscetível a pragas como fungos e bactérias. Em casa, o ideal é manter suas plantas em dormência, que ela dura muito mais.
No sítio, como precisamos que cresçam rapidamente para o mercado, nós molhamos toda semana e até mais vezes. Mas isso estressa as plantas, que ficam mais fracas, e temos uma certa perda considerável na produção, que não queremos que você tenha em casa. Por isso, o melhor mesmo é deixar a echeveria mais seca do que molhada.
Echeverias ficam mais bonitas quando secas
Quando em “stress hídrico”, as echeverias mudam de cor, dependendo da variedade. Quando têm luz suficiente, algumas como Pulidonis e Gilva adquirem um contorno vermelho ao redor das folhas, que se torna mais forte quanto mais seca. Black Prince e Hot Chocolate se tornam mais escuras, e a Estrela ganha um avermelhado na ponta das folhas.
Sabe aquelas echeverias vermelhonas que a gente às vezes vê na internet? Muita luz e pouca água, esse é o segredo! Claro, cada variedade tem características próprias.
Como molhar a echeveria
Método 1: com um regador
O meio mais tradicional é molhara echeveria com um regador, de preferência o regador de bico fino. Molhe por baixo das folhas, já que as folhas da echeveria mancham quando são molhadas. Quando o substrato está bem seco, ele “chupa” bem a água, e é muito fácil molhar as echeverias. Se a água transborda com facilidade, o substrato pode estar úmido ainda.
Método 2: com uma bacia ou balde
Esse é o método que mais gosto para molhar as echeverias, pois ele encharca bem o solo e é bem rápido. Depois basta deixar a echeveria tranquila secando, e lembrar dela só no mês seguinte. Basta encher a bacia de água e afundar a echeveria lentamente, até um pouco acima da linha do vaso, para que a água penetre bem no substrato.
Método 3: com uma seringa
Você pode usar a seringa quando você está trabalhando com vasos sem drenagem, como vasos de vidro e determinados arranjos. Neste caso, você vai colocar só um pouquinho de água, para que ela não fique acumulada no vaso e não apodrecer as raízes das echeverias. Basta encher uma seringa e aplicar somente essa pouca quantidade de água, para que fique levemente úmido.
É muito difícil matar uma echeveria de sede
O erro mais comum com echeverias é molhar demais. Quando você não dá água, ela resiste por muito tempo. Depois de alguns meses ela começa a ficar mais feia e até a perder folhas, mas raramente morre por falta d’água. Já quando há água em excesso, a planta vai ficando fragilizada, e pode ser atacada por fungos e bactérias que acabam matando a planta.
Também preciso acrescentar que essa regra vale para plantas adultas, e para as variedades que comercializamos. Mudas novas precisam de mais água e outras condições para se desenvolverem.
Amei,seu video e suas criações de echeverias,tenho uma casa de ervas fitoterapicas e recentemente coloquei floricultura pequena agregada,vendo suculentas.Minhas clientes e eu amamos,Quero muito comprar de voces.Como faço??
Amei seu vídeo e suas criações echeverias,tenho floricultura .Como faço pra comprar de vocês??
Olá, Soraya. Nós não vendemos diretamente nem para floriculturas, mas para atacadistas cadastrados no Veiling Holambra. Aqui tem tudo explicadinho: https://www.echeveria.com.br/informacoes/onde-comprar-echeverias/
Olá ! Que incrível a produção de vcs. Apaixonante. Uma das minhas echeverias (de folha mais fina) está com suas folhas com manchas prateadas, cinzas lustrosas… Algo que eu não vi em nenhuma outra, nem consegui identificar… Podem me orientar ? Desde já, obrigada.
Esse tipo de mancha pode ser duas coisas, principalmente: mancha de sol (ela queimou – acontece se você mudou o vaso de lugar, de onde estava mais à sombra para um lugar de mais sol subitamente).
Também pode ser causada por ataque de ácaro. Quando é ácaro as manchinhas são menores, como pontinhos. Sol costuma afetar áreas maiores da folha.