Echeveria pode tomar chuva?
Sim, echeverias podem tomar chuva! No entanto, algumas variedades sofrem muito mais com chuva do que outras.
- Variedades que toleram um pouco mais de chuva
- As variedades que toleram um pouco mais de chuva são aquelas que gostam de bastante sol, como a Peacok, Black Prince, Hot Chocolat, Tolimanensis, Leisel, Water Lily e Topsy Turvy
- Variedades que sofrem mais na chuva
- Algumas plantas são mais sensíveis ao excesso de água, como por exemplo a Estrela, Lilacina, Purple Pearl, Doris Taylor, Green Light e Green Rose.
Isso não significa que você não possa ter uma planta de uma variedade que “não vai bem” na chuva exposta em um canteiro e ficar linda. A echeveria é uma planta que se adapta, e quanto mais tranquila a adaptação, melhor (por exemplo, talvez seja melhor montar um canteiro nos meses mais secos para a planta se acostumar com o local antes de começar a receber chuva).
Como cuidar da echeveria exposta à chuva
Echeverias em canteiros que ficam na chuva geralmente recebem muita luz ou sol direto, o que é bastante benéfico para uma planta saudável. Um dos maiores riscos para a echeveria é quando ela está molhada e na sombra, isso faz com que ela apodreça rapidamente.
Echeveria mancha ao ficar na chuva? Algumas variedades mancham sim, geralmente menos do que quando irrigadas ou molhadas por regador ou aspersor.
Há quem recomende tirar a água do centro da planta depois de molhar. É um cuidado que pode trazer benefícios, mas não é realmente necessário.
E quando chove demais? Realmente, quando chove todos os dias por mais de cinco dias as echeverias começam a sofrer, principalmente se os dias não são quentes o bastante para dar conta de secar o substrato. Se suas plantas estão em vasos, pode ser uma boa tirá-los da chuva e colocar na beirada da varanda, por exemplo. Nunca coloque uma planta molhada na sombra! Isso será fatal. Você precisa encontrar um espaço onde ela vai receber bastante sol, mas não chuva, para poder se recuperar.
E se chove demais na minha cidade?
Como regra, quanto mais chuva, mais drenante precisa ser o substrato. Se você quer fazer um canteiro com echeverias em uma região que chove bastante, você terá que montar o substrato para não acumular água de jeito nenhum. Utilize bastante pedra, manta, areia, e só um pouco de terra para que a echeveria consiga manter suas raízes sempre secas.