Cuidados

Como saber se a echeveria tem luz suficiente

Muita gente pergunta “ah, minha echeveria está em uma varanda que tem que um pouco de sol, mas é sombreada, tem luz suficiente?” Ou explica que a planta está próxima a uma janela, mas voltada para o sul. Então, como saber se a echeveria está gostando do novo local?

Praticamente todas as echeverias gostam se sol, desde que seja feita a adaptação dela ao novo local (veja abaixo). Inclusive, elas ficam com a cor mais vistosa quando expostas ao sol: as variedades escuras como a Hot Chocolat e a Black Prince se tornam mais negras, variedades de tons lilazes escurecem um pouco, e em algumas plantas, como a pulidonis, a borda vermelha nas folhas se torna mais proeminente. (Essas características também estão ligadas à quantidade de água).

Sinais de falta de luz: centro mais pálido e amarelado.

É preciso entender que echeveria não suporta sombra. Ela precisa de muita luz natural, Dito isso, variedades mais verdes toleram um pouquinho mais de sombra do que as plantas mais rosas e brancas (como regra geral, mas há diferenças entre as variedades).

Sinais de falta de luz nas echeverias

A principal característica que você vai observar é que o miolo da planta se torna muito mais claro do que o resto, fica pálido, amarelado. Inclusive há quem pense que esse é o normal das echeverias, pois chegam assim a supermercados e gardens depois de uma semana dentro de um caminhão escuro, ou são expostas em prateleiras sem qualquer acesso ao sol.

Esse amarelado do centro é sintoma bem claro de falta de luz. Mas basta colocar em um lugar mais iluminado que ela volta à tonalidade natural.

Outra característica de falta de luz, a longo prazo, é a planta estiolar. Ela cresce verticalmente, perdendo a charmosa forma compacta das echeverias. Uma vez que a planta estiola, não há como fazê-la voltar à forma compacta.

Echeveria gosta de sol? Como fazer a aclimatação?

Sim, echeveria adora sol! “Ah, mas eu coloquei a minha echeveria no sol e ela ficou toda queimada!”

Nossas plantas são cultivadas em viveiros e estufas, não a sol pleno, depois são transportadas em caminhões escuros e vendidas em gardens-centers a meia sombra.

Quando a planta chega até a sua casa, ela não está adaptada ao sol pleno, portanto é preciso ir com calma.

Faça a aclimatação da echeveria levando-a pouco a pouco até o local ensolarado, no começo apenas uma hora por dia, aumentando o tempo ao longo de duas semanas até que esteja adaptada ao novo local. Para fazer a aclimatação é melhor que a planta esteja em atividade, então recomendamos molhar no começo do processo.

Se a echeveria queimar ao ser exposta ao sol, geralmente não há motivo para tanta preocupação, pois depois de algum tempo ela costuma voltar a ficar bonita.

A melhor época do ano para fazer essa adaptação é no inverno, quando a incidência de sol é menor.

Luz artificial é suficiente para suculentas?

As luzes comuns que temos em casa não. Elas não têm potência suficiente para fazer diferença para as echeverias.

No entanto, há no mercado luzes especiais para plantas, chamadas “growing lights”, ou “luzes de crescimento”, que têm maior potência em determinados espectros de onda, e são recomendadas para hortas dentro de casa e outras plantas. Provavelmente funcionam para echeverias, mas não temos qualquer experiência com elas para poder afirmar qualquer coisa.

O melhor lugar para a sua echeveria em casa é um lugar com bastante luz, como a beirada de uma varanda, ao lado de uma parede ou ao lado de uma janela.

You may also like

8 Comments

  1. Quero muito poder comprar com melhor preço,e achei suas dicas perfeitas e bem explicadas, gostaria de saber se vcs tem ZAP. Obrigado

    1. Olá, Marilene. Toda a nossa produção é vendida por meio do Veiling Holambra, não vendemos diretamente. Por favor entre em contato com o Veiling pelo telefone do SAC: 0300.7758955, email sac@cvh.com.br ou pelo contato no site http://www.veiling.com.br/contato

  2. Curiosamente eu coloquei minha Echeveria Elegans no quintal, encostada a uma parede de granito, onde ela toma pelo menos 2 horas de sol direto pela manhã (entre 08h00 e 10h00), o local é bem iluminado e mesmo assim ela começou a estiolar. Na verdade, me parece que ela estiolou e começou a “inclinar” para o lado do sol (fototropismo). Estranho isso, num quintal aberto e bem iluminado. Pode ser porque ela ficando junto à parede o lado que fica para a parede toma menos sol?

    1. Olá, Vicente!
      Não temos experiência suficiente com a echeveria Elegans para saber como ela se comporta, algumas variedades estiolam muito mais que outras. Talvez o local não seja tão iluminado como parece, ou talvez a combinação de rega e adubação estimulou o crescimento da planta, que acabou buscando o sol. Mas sim, ela se voltar para o sol é muito comum.

  3. Echeveria está com manchas.marro. Qual é o problema?

    1. Olá, Magda.
      Manchas marrons podem ser diversos fatores, mas o mais comum é ataque de insetos, como colchonilhas, pulgões ou ácaros. Verifique se sua planta está com esses bichinhos, se estiver, compre qualquer produto para isso em casas de jardinagem.

  4. Tenho minhas suculentas todas na varanda onde tomam sol toda a parte da manhã até umas 11horas. …após isso sombra mais muita claridade…acontece que as Echeveria ficam com umas folhas se fechando r outras esticando para baixo perdendo sua forma de roseta….será falta ou excesso de sol?

    1. Olá, Renata, provavelmente o sol está adequado. Talvez seja um pouco de falta de água. Se ela estiver com o aspecto muito seco, você pode molhar um pouco mais vezes. Mas esse comportamento das folhas de baixo irem murchando enquanto o resto da planta está bonito é normal da planta. Geralmente isso acontece devagarzinho, mas dependendo das condições pode acabar acelerando.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *