Categorias
Cuidados

Como cuidar das suas echeverias

Echeveria em closeAs echeverias são plantas fáceis de cultivar, desde que tomados alguns cuidados:

Fora de casa
As echeverias toleram a luz do sol direta, mas ficam mais bonitas se colocadas em Áreas sem incidência do sol do meio dia, em um canto onde há sol apenas parte do dia.

Podem ser mantidas no vaso ou replantadas para a terra. Se for replantada, é melhor mover junto com a terra do vaso que veio. Coloque um pouco de adubo comum ou adubo especial para suculentas na terra a cada quatro meses.

Durante o verão molhe a sua echeveria uma a duas vezes por mês com bastante água, sem molhar as folhas. É importante que o solo onde ela está plantada seja muito bem drenado, já que o acúmulo de água pode apodrecer as raízes e propiciar o acúmulo de fungos e bactérias.

No inverno, diminua gradativamente a quantidade de água, molhando até uma vez por mês em períodos muito frios.

As diferentes variedades reagem de modo diferente à temperatura, mas, de modo geral, não há problemas com as temperaturas encontradas no Brasil. Apenas evite o sol em regiões mais quentes, e não deixe exposta em áreas sujeitas a geada.

Dentro de casa

As echeverias podem ser mantidas dentro de casa sem problema algum! Para manter as echeverias dentro de casa, é importante colocá-las ao lado de uma janela muito bem iluminada, de preferência onde bate o sol da manhã.

No verão, molhe a terra uma vez a duas vezes por mês, evitando molhar as folhas . No inverno, uma vez por mês é suficiente. Importante: não deixe água acumular no pratinho, isso causa fungos e apodrece as raízes.

Dica: se possível, você pode ter duas echeverias, uma dentro e uma fora de casa, trocando-as de lugar a cada quinze dias, desde que a echeveria de fora não esteja exposta ao sol entre 10h e 15h.