Categorias
Cuidados

Como cuidar das suas echeverias

Echeveria em close
Echeveria em close

As echeverias são plantas fáceis de cultivar, desde que tomados alguns cuidados:

Fora de casa
As echeverias toleram a luz do sol direta, mas ficam mais bonitas se colocadas em áreas sem incidência do sol do meio dia, em um canto onde há sol até às 11h, por exemplo.

Podem ser mantidas no vaso ou replantadas para a terra. Se for replantada, é melhor mover junto com a terra do vaso que veio. Coloque um pouco de adubo comum na terra a cada quatro meses.

Durante o verão, molhe a sua echeveria uma a duas vezes por semana com bastante água, sem molhar as folhas. É importante que o solo onde ela está plantada seja muito bem drenado, já que o acúmulo de água pode apodrecer as raízes e propiciar o aparecimento de fungos.

No inverno, diminua gradativamente a quantidade de água, molhando até uma vez por mês em períodos muito frios.

Teoricamente, as echeverias aguentam de 40ºC a -5ºC, mas temperaturas extremas podem deformar as folhas e deixá-las feias.

Dentro de casa

As echeverias podem ser mantidas dentro de casa sem problema algum! Para manter as echeverias dentro de casa, é importante colocá-las ao lado de uma janela muito bem iluminada, de preferência onde bate o sol da manhã.

No verão molhe a terra uma vez por semana, evitando molhar as folhas . No inverno, uma vez por mês é suficiente. Importante: não deixe água acumular no pratinho, isso causa fungos e apodrece as raízes.

Dica: se possível, você pode ter duas echeverias, uma dentro e uma fora de casa, trocando-as de lugar a cada quinze dias.

31 respostas em “Como cuidar das suas echeverias”

Olha eu amo plantas mais a Echeveria está em primeiro lugar, toda vez qui passo em uma floricultura eu compro mais ainda não descobri como cuidar dela,porque ela é linda demais

adquiri minha primeira echevaria de vc aqui na minha cidade ela tem varias mudinhas laterais como faço para plantá-las em outro vaso.
Obrigada!

Margarida

Comprei minha primeira Echeveria ha 2 dias e ela veio com um espiculo, que imagino ser sua flor. Ela esta em um vaso , no qual as folhar cobrem toda curcunferencia dele. Tenho que muda-la para um maior? Tem alguma epoca mais recomendavel? Obrigada

Olá, Maria Tereza,

Não há necessidade de mudar para um vaso maior. Mas você pode fazer, se quiser, embora isso não seja garantia de que ela vá crescer.

olha, comprei uma plantinha dessa, porque me falaram q’ é fácil de cuidar. Entrei aqui pa aprender a cultivar. Obrigada pelas dicas. Depois retorno.Tá ok?

Olá, comprei minha plantinha há 3 dias na floricultura ela esta linda! no outro dia as folhas começaram a murchar, a terra está bem úmida, coloquei a plantinha para tomar sol quase o dia todo e as folhas estão ficando cada vez mais murchas e escurecidas, só de tocar nas folhas elas desmancham. Por favor me ajude a salvar essa plantinha. A minha é a Echeveria Glauca.
Obrigada

Olá, Andressa.
O seu problema parece ser excesso de água. Deixe ela secar bem por pelo menos três semanas, depois volte a molhar uma vez por mês.

A Glauca também não é tão fã de sol o dia todo, ela pode ficar “esturricada”, o ideal é um lugar onde ela pegue sol metade do dia.

Se o meio dela está roxo, é porque está podre. Nesses casos, dificilmente a echeveria consegue sobreviver. Espero que não seja o caso.
Abraço!

Olá, mandei fazer um vaso em uma panela de ferro antiga, ficou lindo, uma das suculentas é uma Echeveria Hyalina, também tem um mini cactos e um cacto macarrão, porém o vaso não tem escoamento, e a pessoa que o montou para mim me pediu para não molhar por 15 dias, pois algumas plantas estavam com a terra bem húmida o que manteria o sistema equilibrado. Após uns 10 dias as folhas debaixo da echeveria começaram a amarelar e muchar, dei a ela um pouco de agua mas não resolveu, falei com a pessoa que me mandou coloca-la no sol por algumas horas, fiz isso no sábado, como sai no domingo minha sogra colocou a panela no sol e a esqueceu lá, resumo, queimou toda a echeveria, está toda machucada, os cactos macarrão secaram e eu não sabia o que fazer e coloquei água pois o sistema todo estava bem seco. Ela parece ter ficado menos murcha mas ainda bem machucada, sabe me dizer se consigo salva-la? Tenho fotos de antes e depois caso queira ver posso mandar.
Obrigada,

Oi, Simone,
É difícil da echeveria sobreviver em um vaso sem escoamento. Ela morre por excesso de água quando aparece fungos nas raízes, e ela é muito sensível a esses fungos.

Minha sugestão seria colocá-la em outro vaso, com escoamento, deixar bem seca em um lugar com bastante luz mas não sol direto, e aguardar para ver se ela sobrevive e volta. Pode durar até um mês para você ter certeza que ela está voltando ou morrendo.

Boa tarde, ganhei uma plantinha dessa e ela veio linda, agora começou a apodrecer as folhas de baixo e as de cima que estavam nascendo começaram a murchar, como salvo ela? =\

Olá, Iasmine.
Pode ser que ela já veio com excesso de água, muitos mercados e floriculturas deixam ela muito molhada.
Deixe ela em lugar bem ventilado para que a água evapore, em lugar com bastante luz, (mas de preferência sem sol direto).

Eu tenho uma echeverias so que eu precisei mudar de jarro ai eu arranquei ela coloquei a terra no outro jarro abri um buraco e coloquei ela so que eu acho que eu fiz da forma errada e nao sei se ela vai continuar crescendo oque que eu fasso com ela

Olá, tenho minhas plantinhas dentro de casa e estão estiolando (subindo), mesmo estando perto da janela. Coloquei para tomar um pouco de sol só na parte da manhã, mas algumas queimaram (acho que pq umas estão dentro de vasilhas de vidro). Tem como reverter este lance delas subirem?

Olá, Aline! As echeverias mudam um pouco de cor de acordo com a rega e principalmente de acordo com a luz. Em geral quanto menos luz, mais verdinhas elas ficam, enquanto com mais luz elas assumem cores mais escuras.

Isso muda um pouco de acordo com a variedade.

Queridos!! Ao.mesmo tempo que as suculenras sao faceis..tbm sao.dificeis…adquiri varias.. Mas tenho percebido sia perda tbm!!! Molho pouco, ficam na minha sala prox da janela sempre com claridade, e do nada suas folhas mais antigas amarelam e caem.. Porem em outro vasinho ela iniciou a queda tooda, era tocar e ela cair, agora percebi que apodreceu, pq tronco dela mudou de cor pra roxo, poxaaa! Vasinho drenado, fico triste!

Olá, Vera.
As folhas de baixo amarelam geralmente por excesso de água.Deixe-a secar por um tempo, uns 15 dias, sem mudá-la de lugar (mas precisa ser um local com ventilação e luz direta por pelo menos algumas horinhas do dia).

Comprei minha echeveria a 2 meses está dando frores e até muda mas as folhas ficaram PR baixo e está nascendo assim todas PR baixo e não PR cima como comprei me ajudem por favor

Minha echeveria pulidonis estava ficando amarelada e suas folhas mesmo estando sob a janela estavam se esticando para receber algum tipo de luz, creio eu. Então a coloquei lá fora sob o sol, e em baixo de algumas folhas de plantas do meu quintal. Onde espero que não entre em contato com o sol direto. Já que logo vou tirar ela para colocar em minha janela novamente e amanhã farei o mesmo processo. Ela morrerá assim? O que faço para deixá-la crescer pomposa e bonita novamente?

Aí eu acho que vou chorar! Eu não sei o que fazer, está tudo dando errado. MINHA echeveria pulidonis esta com algumas folhas da base amarelas e secas. E agora meu irmão a chutou sem querer e ela quebrou umas duas folhas na ponta. Mas ela nao está bonita e pomposa como deveria O que faço? Não quero deixá-la morrer…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *